CONGREGAÇÃO DE PAPANDUVA

O primeiro é um livro histórico da Congregação Presbiteriana de Papanduva/PR (município de Prudentópolis), com a história de seu inicio apontada como sendo 1880, portanto ainda no século dezenove, somente alguns anos após o inicio dos trabalhos presbiterianos no Brasil.

A sua organização formal ocorreu somente no dia quatro de março 1926, sendo dissolvida em sete de março 1939 tendo parte do seu quadro absorvido pela Congregação de Mandury, atual Igreja Presbiteriana de Manduri.

Através deste livro de ata, podemos confirmar que antigamente a localidade de Imbituva se chamava Cupim, que ali residia um genuíno servo de Deus, um imigrante americano já idoso que chamava Guilherme Joungbood, era presbiteriano e ali ele dava o seu testemunho cristão para as pessoas do lugar.

Conhecemos também um pouco da história de Joaquim Matheus Ferreira, uma liderança importante nos primórdios do presbiterianismo no Brasil e especialmente no Paraná, sendo as suas raízes fortes e vivas na igreja ainda hoje.

Podemos perceber as anotações de próprio punho de lideranças históricas de nossa igreja, e de muitos que passaram por ali como:

Rev. Robert Lenington;
Rev. Roberto Frederico Lenington;
Rev. J.B. Kolb;
Rev. George Anderson Landes;
Rev. Harold Henry Cook (organizador da Congregação);
Rev. Adolpho Anders;
Presbitero Palmiro Ruggeri,
etc.